Translate

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

COMO POTENCIALIZAR A SUA CARREIRA ACADÊMICA?

A educação superior é um dos caminhos mais importantes para a carreira profissional, no entanto, é necessário buscar conhecimentos além da faculdade para impulsionar seu currículo. À vista disso, torna-se essencial elaborar um planejamento estratégico para alcançar o sucesso profissional (e, consequentemente, pessoal).

Mas afinal, o que você precisa? 
Nesta postagem você vai conhecer qual é o segredo para o sucesso acadêmico e profissional. Está preparado? 
Confira os três conselhos que podem lhe garantir um excelente currículo.

1º Conselho: MUITA VONTADE DE SER MELHOR

A primeira etapa é a vontade! sem ela é impossível alcançar objetivos, pois ela é responsável por impulsionar nossas vidas em todos os âmbitos.

2º Conselho: TODOS PODEM SER MELHORES
Acredite! Todos podem ser melhores. Basta ter vontade de mudar, trilhar novos caminhos e novas atitudes.

3º Conselho: COMECE JÁ!
Para obter os melhores resultados você precisa colocar em prática os dois conselhos citados acima, primeiro a vontade e por segundo você precisa acreditar que pode conseguir! Então, está esperando o que? Comece já!

COMO PLANEJAR?
O planejamento é a base para todas as mudanças de nossas vidas. Quando você idealiza um futuro profissional, consequentemente você conquista tudo o que foi planejado. Uma das melhores formas para se organizar é questionar os caminhos alternativos, como exemplo: qual área seguir? Como impulsionar seu currículo? O que você pode fazer além do ensino superior? É viável um intercâmbio? Como economizar para meu currículo internacional?

Veja algumas dicas:
● Objetivos: Escreva em uma folha seus objetivos, idealizações, sonhos e desejos acadêmicos.

● Recursos: Agora analise quais são os meios para conseguir alcançar seus objetivos. Você precisa de dinheiro? Como irá obter?

● Tempo: Por fim, em quanto tempo você conseguirá colocar em prática seu sonho? Em 6 meses ou 1 ano? Anote!
Após colocar todas estas informações em um papel, dê uma olhadinha na importância de possuir um currículo internacional.

A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM CURRÍCULO INTERNACIONAL

1. Você será o primeiro da lista;
2. Quem estuda no exterior tem novas perspectivas a acrescentar;
3. Empresas e organizações preferem pessoas abertas;
4. Enfrentar um intercâmbio transforma o aluno
5. Aberturas de oportunidades no ambiente global
6. Enriquecimento cultural

Gostou das dicas? Comente!

Fábio da Silva Veiga, é Professor de Direito na Universidade Europea de Madrid. Doutor em Direito Empresarial pela Universidade de Vigo, Espanha, e Mestre em Direito Empresarial pela Universidade do Minho, Portugal. Formado em Direito no Brasil (faculdade privada com Bolsa federal) foi estudar no exterior no ano 2010 - num mestrado. Adotou uma vida acadêmica por essência. Cultivou o hábito de frequentar bibliotecas universitárias, tomar café na cantina da faculdade e viajar para conhecer novas universidades. Aos poucos, com uma visão eminentemente inspirada no sonho de ser professor universitário, foi galgando espaço. Primeiro como estudante aplicado e insistente, logrou terminar o mestrado e o doutorado - neste atingiu a nota máxima e ganhou o prêmio extraordinário de melhor tese da universidade - concorrendo com todos que atingiram notas máximas. Em 2016 foi convidado para ser professor de um Mestrado em Madrid, renovando o contrato nos dois anos seguintes. No ano de 2017 foi convidado para dar aula num Mestrado na Itália (Reggio di Calabria), fazendo parte do corpo de docentes internacionais. Como o seu sonho continua vivo, fundou um Instituto de estudos jurídicos com sede em Portugal que reúne mais de 700 estudantes de mestrados, doutorados, alunos de iniciação científica e professores de Direito (www.iberojur.com). Através deste, desenvolve projetos de formação avançada, intercâmbio de pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. Coordena um Mestrado em Direito Público em Portugal e um Pós-doutorado em Direito na Espanha. Para conhecer mais sobre o autor, visite a sua página no Facebook: https://www.facebook.com/fabiodasilvaveiga  


Texto originalmente apresentado em duas palestras que proferi em instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, Brasil. A parte escrita resultou da atenção de um dos alunos, o qual pediu-me um esboço do meu power-point com objetivo de publicar o conteúdo no seu blogue. Assim, agradeço a gentileza e presteza da Acadêmica do Curso de Direito da Univel, Milena Bof.

Fábio Veiga, Penafiel, Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário