Translate

terça-feira, 3 de maio de 2016

Recensões do I CONDIT


Barcelos, Portugal, recebeu o I Congresso de Direito Constitucional Internacional – I CONDIT – no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

Nos dias 18 e 19 de abril de 2016 o IPCA de Barcelos reuniu mais de 120 especialistas em ciência jurídica: pesquisadores, professores e coordenadores de projetos de pesquisa, provenientes de distintas universidades portuguesas (Lisboa, Coimbra, Porto, Minho, IPP, IPCA, UPT, etc.), brasileiras (mais de 20 instituições públicas e privadas), espanholas (Santiago de Compostela e Vigo), chilena (Los Andes), italiana (Padova) e uma turca (Çağ).
A missão do congresso foi a de integrar a ciência jurídica em torno do tema do Direito Constitucional num contexto global, dividindo-se variadas temáticas especializadas, aprofundando-se temas do direito público e do direito privado e suas variações.

A proposta de coordenar o I CONDIT em Barcelos foi imediatamente aceita pela Prof.ª Doutora Irene Portela, que executou a Direção Geral do congresso de modo eficiente e prático, possibilitando a concretização do congresso em tempo recorde. A Coordenação foi levada a cabo pelo Pesquisador bolsista da CAPES no Exterior, Fábio Veiga, em conjunto com uma equipe de experientes pesquisadores, com destaque à Francielle Vieira (CAPES), Camila Gomes, Paula Galbiatti, Marina Dorileo, Jéssica Ramos e Rubén Miranda.
Nos dois dias de congresso, os trabalhos foram apresentados em 15 Painéis Científicos, sob a coordenação de moderadores do Brasil, Portugal, Espanha e Chile.

Pelo sucesso pleno do I CONDIT, resultou ainda numa monografia publicada com ISBN do IPCA no total de 54 artigos completos (619 págs.) e a publicação de um Book of Abstracts com os 81 resumos expandidos aprovados pelo reputado Conselho Científico do congresso.
O I CONDIT foi promovido pelo IPCA e sua ESG. No plano institucional-financeiro obteve a colaboração da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Município de Barcelos e Caixa Geral de Depósitos.

Academicamente, contou com o apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de Santiago de Compostela, ABDI e Universidad de Salamanca.

No próximo ano realizar-se-à o II CONDIT em Barcelos. Convidamos a comunidade acadêmica a participar conosco (www.ipca.pt/condit)


Saudações acadêmicas

Fábio Veiga


Nenhum comentário:

Postar um comentário